O Programa de Artesanato do Maranhão, criado pelo Governo do Estado do Maranhão, através da Secretária de Estado do Turismo (SETUR) e desenvolvido pelo Ceprama, vêm fortalecer a promoção da atividade e da cadeia produtiva associada ao turismo do Maranhão, promovendo a capacitação da mão de obra artesã e abrindo espaço para a execução de ações de divulgação e apoio à comercialização do artesanato. Também ajuda na promoção ao acesso da linha de crédito e financiamento como estímulo da criação de novos negócios e da continuidade da prática artesanal maranhense.
O Programa Mais Artesanato, criado pela Lei nº 10.402/2015, tem como objetivo fortalecer e fomentar o desenvolvimento do artesanato maranhense de forma integrada com o turismo, visando a melhoria das condições de vida dos artesãos e preservando os aspectos culturais e ambientais do Maranhão.
Ceprama
O CEPRAMA ocupa o prédio da antiga Companhia de Fiação e Tecidos de Cânhamo, no bairro da Madre Deus, em São Luís. Nele funciona uma feira permanente de artesanato típico. Nos estandes são comercializados produtos em fibra de buriti, azulejaria, vime, fibra de tucum, em chifre, especiarias, madeira e cerâmica, além de bebidas regionais.
Na área externa, acontecem as festas de Carnaval, com apresentações de blocos — tradicionais, organizados e alternativos —, tribos indígenas e tambor de crioula, além do tradicional festejo de São João, com apresentação de grupos de bumba-meu-boi, quadrilhas, cacuriá e outros folguedos maranhenses.
Endereço: Rua São Pantaleão, nº 1332, Madre Deus, Centro. São Luís (MA).
Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 9h às 17h
Sábado: 9h às 17h
Coordenação do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro)
Horário para cadastramento de artesãos, avaliação técnica e emissão das carteiras – das 9h às 13h