Trekking e Expedição Fotográfica
- Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão
Trekking no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Atravessar o Parque Nacional dos Lençóis e enfrentar suas areias fofas, o sol e o calor, exige bastante preparo físico. Os percursos iniciam de madrugada para evitar a exposição ao sol mais quente, que começa por volta das 10h. Os roteiros variam e podem durar de 2 a 5 dias, dependendo do trajeto percorrido, e incluem paradas nos povoados do parque.
Podem começar por Atins, parando em Baixa Grande. O percurso direto leva seis horas de caminhada. Daqui, seguir até Queimada dos Britos, em cerca de 3h de caminhada e, de madrugada ou na manhã seguinte, partir rumo a Santo Amaro.
Todo o trajeto de travessia, desde Atins, é feito entre dunas que podem chegar até 40 metros de altura com suas curvas insinuantes e lagoas de águas cristalinas e transparentes e tonalidades que variam do azul ao verde.
A aventura, em um cenário tão raro e acompanhada da vivência nestes povoados, é uma experiência inigualável.
Expedições Fotográficas nas Dunas dos Pequenos Lençóis
Os Pequenos Lençóis correspondem a uma Área de Proteção Ambiental na zona de amortecimento do Parque Nacional. Entre os equipamentos imprescindíveis, quando se decide atravessar esse deserto, estão filmadoras e câmeras fotográficas. As paisagens são impressionantes e as imagens que serão captadas ali serão únicas.
- Carolina e Riachão

No sudoeste do Maranhão, a Chapada das Mesas é sinônimo de aventura. A cidade de Carolina já foi palco de várias edições do Rally dos Sertões. Mas com suas cachoeiras, rios, trilhas e canions, a região oferece oportunidade para todo mundo se exercitar e entrar num harmonioso e emocionante contato com a natureza. As opções são diversas. Desde uma simples caminhada, passando por tirolesa e rapel. Mas a aventura maior mesmo é descobrir esse paraíso.
Trekking até Morro do Chapéu
O trekking até o Morro do Chapéu é uma subida de 365m em rocha arenítica e, portanto, exige preparo físico e habilidade dos praticantes. É o ponto mais alto da Chapada. Esse passeio é ainda mais interessante pelas lendas místicas que envolvem o Morro do Chapéu. Dizem que o Morro era o principal ponto dos ritos indígenas da região.