Parques Nacionais – Patrimônio Natural

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Visitar o Parque Nacional dos Lençóis é para o turista uma experiência de envolvimento com um lugar único. Ao todo, a área ocupa 155 mil hectares e visa preservar um fenômeno geológico raro: tecnicamente um deserto repleto de dunas de areia branca, algumas chegando a 40 metros de altura, formando um imenso lençol às margens do Oceano Atlântico, adentrando cerca de 50 Km ao continente e se estendendo por mais de 70 Km de praias desertas.

Em determinada época do ano, em função das chuvas intensas que se estendem de janeiro a julho, se formam, em meio as suas montanhas de areia branca, inúmeras lagoas de água doce e cristalina, em tons de azul e verde, parada obrigatória de quem caminha ali. A cada duna que se sobe, paisagens deslumbrantes e incomuns se revelam em ao deserto, seja pelas diferentes geometrias das areias moldadas pelos ventos, ou pela luminosidade e tons de cores contrastantes a cada período do dia, a cada estação.

O Parque está acessível por duas cidades: Barreirinhas, a leste, e Santo Amaro do Maranhão, a oeste. Em ambas, as agências receptivas vendem passeios que levam às maiores e mais próximas lagoas.


Às margens do Rio Preguiças está Barreirinhas, a principal base para se conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A partir desta cidade, se fazem os passeios mais famosos e obrigatórios: o da Lagoa Azul e o da Lagoa Bonita.

De mais fácil acesso a partir de São Luís, Barreirinhas oferece uma boa infraestrutura turística e dispõe de serviços de hospedagem diversificados como hotéis, pousadas e eco resort.

Como chegar:  Chega-se a Barreirinhas, principal portão de entrada dos Lençóis Maranhenses, por via terrestre, a partir de São Luís, tomando a BR 135 até Bacabeira. Em seguida, a BR 402 até Rosário e a MA 110. Pegar a MA 226 e, em seguida, a MA 225, até chegar na cidade. A viagem é feita em 3 horas de carro. Ônibus partem diariamente do terminal de São Luís.

Utilidades: Os passeios ao parque devem sempre ser feitos com guias locais. O acesso ao Parque é feito apenas com veículos 4X4, oferecidos pelas agências da cidade, que deixam os visitantes na entrada do mesmo. A partir daí, seguindo a pé, pois não é permitida a entrada de veículos na área protegida.

Os passeios exigem bom preparo físico, e geralmente são feitos no período da tarde, quando o sol já está mais baixo. Recomendamos usar sempre protetor solar, roupas de banho e roupas leves, e se hidratar constantemente.

Lagoa Azul

A lagoa mais visitada do Parque Nacional é também a de mais fácil acesso, por estar mais próxima do ponto de parada dos carros de tração que fazem o transporte até o parque. No passeio à Lagoa Azul e demais lagoas de sua proximidade, o banho de água doce e transparente é muito refrescante. O visitante poderá apreciar ainda a vegetação que se forma no fundo da lagoa e ainda pequenos peixes que resistem aos períodos de seca, por meio de ovas enterradas na areia. Ao final, os turistas se juntam no alto das dunas para apreciar o pôr do sol deslumbrante.

Lagoa Bonita

Esta lagoa também é bastante visitada, apesar de ser mais distante de Barreirinhas do que a Lagoa Azul. Mas a paisagem belíssima recompensa a distância percorrida em trilhas off road. Aqui, a imensidão deste deserto se apresenta em toda a sua grandiosidade, em uma eterna sequência de dunas, quando vista do alto.

Lagoa do Buriti Amarelo

A Lagoa do Buriti Amarelo tem um diferencial que é a cor de suas águas, pois, devido à proximidade com a vegetação (buritizal) a água chega a ter tons avermelhados. Este é um ponto muito interessante para interpretação ambiental.

Em Santo Amaro do Maranhão, o superlativo dos Lençóis Maranhenses se torna ainda mais intenso: lagoas maiores, dunas mais altas. O acesso à cidade exige ainda maior espírito de aventura. Afinal, para se chegar lá, são necessárias 2h30 de 4X4 ou jardineira. A recompensa: a partir da cidade, pode-se chegar às lagoas do Parque Nacional a pé.

Com acesso mais restrito e fora do circuito das grandes agências de turismo, é ideal para quem quer ter o privilégio de conhecer um destino que poucos conhecem. Não vai ser difícil abrir mão de alguns mimos convencionais para testemunhar uma das mais belas composições da natureza.
 

Como chegar: Chega a Santo Amaro a partir de São Luís, tomando a BR 135 até Bacabeira. Em seguida, a BR 402, até o povoado Sangue, onde carros de passeio podem ficar estacionados. A partir desse ponto, a aventura começa. São 40 quilômetros de viagem feita em carros de tração.

Utilidades: Mesmo acessível a pé, os passeios ao parque devem sempre ser feitos com guias e agências locais, pois não há sinalização no parque e é fácil se perder em meio às dunas. Os passeios exigem bom preparo físico. Recomendamos usar sempre protetor solar, roupas de banho e roupas leves, além de se hidratar constantemente.

Lagoa da Gaivota

Mais próxima de Santo Amaro, a Lagoa da Gaivota é a maior lagoa do Parque e nunca seca. “Surfar” nas dunas garante a diversão enquanto se espera o majestoso pôr do sol.

Lagoa das Emendadas

Quando o volume de chuvas é maior, a junção de duas lagoas origina a Lagoa das Emendadas, que pode chegar a ficar ainda maior do que a Lagoa da Gaivota. Mais distante e, por conta disso, completamente deserta, é um dos locais mais paradisíacos do Parque, se é que é possível estabelecer tal comparação. Faz com que cada um que chegar lá é se sentir realmente privilegiado.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas fica no sul do Maranhão, entre os municípios de Carolina, Riachão e Estreito, numa região que se caracteriza pela presença de morros em forma de mesetas (daí o nome do parque), esculpidos pela ação dos ventos e das chuvas.

Outros diferenciais são os cursos d’água, as muitas cachoeiras, que têm como expressão máxima a de Pedra Caída, e as belas paisagens em um cenário dominado pelo cerrado, habitat de uma fauna diversificada.

Com tantos atrativos, não poderia ser diferente: o Parque da Chapada das Mesas se transformou em uma região de forte potencial turístico no estado, e hoje é procurada por quem busca fazer belos passeios, tranquilidade, contato com a natureza, e, é claro, esportes radicais.

Como chegar: Partindo da cidade de Carolina, o Parque fica a 80 km, sendo que 30 km são percorridos em estrada asfaltada (BR 230, em direção a Estreito) e os 50 km restantes, em uma trilha off-road.