Seguindo a dinâmica de atividades ligadas ao tema: Violência e à Exploração sexual de crianças e adolescentes, do Ministério do Turismo, o Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), que tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo. O programa tem como princípios o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa e os direitos da criança e do adolescente.
Tendo em vista a manutenção dessa parceria, o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), empreende esforços no sentido de dar continuidade ao programa no estado, a partir da criação do Programa Mais Infância, Mais Turismo, que mantém como base das suas ações, as atividades já desenvolvidas pelo TSI, que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e mobilização para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos da atividade turística no Estado do Maranhão e, ao mesmo tempo, promover a defesa, garantia e promoção dos seus direitos.
O Programa Mais Infância, Mais Turismo está subdividido em três eixos de atuação, são eles:
Palestras de Sensibilização: realização de palestras para sensibilizar os empresários do setor, as instituições que trabalham com a temática, membros da sociedade civil e todos os envolvidos com turismo no Maranhão.
Campanhas de Conscientização: realização de campanhas de incentivo às denúncias dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes em eventos no âmbito estadual, distribuindo variados materiais de comunicação.
Blitz Mais Infância: desenvolvidas diretamente em escolas no âmbito estadual a crianças e adolescentes com orientações a respeito de eventuais situações de ameaça ou de violação de direitos.
Quem são os parceiros?
Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Escolas Municipais e Estaduais de Ensino.
Quem participa das ações realizadas pelo programa?
Agentes públicos federais, estaduais e municipais, empresários, profissionais do turismo e segmentos da sociedade civil.
O MAIS INFÂNCIA, MAIS TURISMO está estruturado em quatro eixos de ação:
Projetos Inclusão Social com Capacitação Profissional