Vila Arte estreia no Ceprama com pôr do sol, música e muito artesanato

Evento reuniu turistas, artistas e artesãos em uma programação que celebrou cultura, música e geração de renda no Ceprama.

Acessar fotos
1/09/2025

O último sábado (30) marcou uma nova fase para o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais (Ceprama), da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), com o lançamento do projeto Vila Arte – MaranhenCidades, que já nasceu como um sucesso. Durante todo o dia, centenas de pessoas circularam pelo espaço, entre turistas e moradores de São Luís, em busca de arte, gastronomia, música e boas experiências.

Um dos momentos mais especiais foi o entardecer. O pôr do sol visto da Varanda Pôr do Sol reuniu visitantes que aproveitaram para registrar o cenário em fotos e vídeos. Com novos cenários, o espaço se apresenta como um ponto de encontro na capital.

A programação também garantiu animação. O DJ Mario Pseudo trouxe uma seleção musical que atravessou gerações, do Carnaval às músicas tradicionais maranhenses,  enquanto o grupo Madrilenus levantou o público com muito samba, encerrando a noite em clima de festa.

De São Paulo, a jornalista Paula Calabro conheceu o espaço a convite da família e ficou encantada. “A gente estava passeando pelo Centro Histórico e a nossa prima disse: vocês têm que conhecer o Ceprama. Viemos antes do evento, mas fiz questão de voltar hoje para aproveitar a música e esse ambiente histórico. Foi muito importante estar aqui”, afirmou.

O carioca Wladimir Rebouças Meneses, que tem família no Maranhão, destacou a riqueza cultural do momento. “Estamos encantados com São Luís e com tudo que o Maranhão oferece. O Ceprama é um espaço maravilhoso, que reúne artesanato, culinária e cultura. Foi uma descoberta incrível”.

Para os artesãos, a Vila Arte representa também oportunidade de trabalho e renda. Elenes Carvalhau, artesã criativa, reforçou. “Quero agradecer a Deus, ao Governo do Maranhão e à Secretaria de Turismo por essa chance. O Vila Arte e o Ceprama abriram portas para que possamos mostrar nosso trabalho e buscar geração de renda”, agradeceu.

A artista plástica Francisca Mesquita, que expôs suas telas no evento, celebrou a oportunidade. “Eu agradeço à Setur-MA e à diretoria do Ceprama por abrirem as portas para mim. Foi um dia maravilhoso, um evento especial e eu só tenho gratidão por viver essa experiência”.

Já Leide Baldez, que trabalha com turbantes e faixas de cabelo em estilo africano, convidou o público a vivenciar a experiência. “Está fantástico! Música ao vivo, pôr do sol e um ambiente belíssimo para receber todos com o nosso artesanato. Venham se reencontrar com esse espaço maravilhoso”, comemorou.

“Foi um sucesso absoluto. O público abraçou a Vila Arte e mostrou que o Ceprama está vivo e cheio de possibilidades. Já estamos nos programando para o próximo encontro, no último sábado de setembro e aguardamos todos novamente para celebrar a cultura maranhense”, comemorou o gestor do Ceprama, Silverio Junior.

Além da música e do artesanato, o público também pôde vivenciar outras experiências durante o evento, como os serviços de massoterapia, a culinária maranhense servida em restaurante local, além de opções criativas de drinks preparados por empreendedores do segmento. A programação contou ainda com a exposição da artista plástica Francisca Mesquita e com a presença da Coordenação do Programa Estadual do Artesanato Brasileiro (PAB), que esteve no espaço orientando e tirando dúvidas de novos artesãos interessados em se cadastrar no programa.

O Vila Arte também contou com a participação de artesãos dos municípios maranhenses de Cantanhede, Santo Amaro, Tuntum e Paço do Lumiar, que trouxeram a riqueza e a diversidade de suas produções para a primeira edição. Nas próximas edições, o espaço estará aberto para outros municípios interessados em participar, basta procurar a Coordenação de Projetos Especiais do Ceprama.

Próximas edições

O Vila Arte – MaranhenCidades será realizado sempre no último sábado de cada mês, reunindo novos artesãos, artistas e empreendedores criativos, fortalecendo o turismo cultural e gerando oportunidades para a economia local. A próxima edição acontece no último sábado de setembro. Você é nosso convidado para viver essa experiência.

Texto e fotos: Geíza Batistta -  Assessora de Imprensa - Ceprama/Setur-MA