Setur realiza blitz educativa para turistas e empresários no sábado de carnaval

Acessar fotos
26/02/2022

O Maranhão possui destinos turísticos que encantam e um profissional que contribui para a experiência do viajante, sem dúvida, é o Guia de Turismo. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur), realizou uma Blitz de sensibilização e orientação, durante a manhã deste sábado de carnaval (26), para motoristas, condutores e passageiros de transportes turísticos.

O foco foi sensibilizar a todos sobre a importância de contratar Guias de Turismo e sobre o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. Na ocasião, estiveram presentes, os técnicos da superintendência de Qualificação Profissional da Setur e do sindicado de guias de turismo do Maranhão. A ação aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR 135.

Conscientizar e educar é o nosso propósito, e é claro que numa data como essa onde o número de viajantes aumenta expressivamente não poderíamos deixar de realizar sensibilizações sobre temas tão impetrantes”, afirmou Antônio Castro, Superintendente de Qualificação Profissional da Setur.

Aproveitando o grande fluxo de translado para diversas cidades e atrativos turísticos foram distribuídos, além de informações sobre o Cadastur e profissionais do turismo, cartazes e panfletos do Programa Mais Infância, Mais Turismo que visam fortalecer o combate a todo o tipo de violência e mobilizar a sociedade para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos polos turísticos do Estado do Maranhão.

 

Porque ter um Guia de Turismo em sua viagem?

 

Cabe ao guia de turismo enriquecer a experiência da viagem turística, atuando como anfitrião indispensável ao sucesso das relações que os turistas e viajantes mantém tanto com as pessoas quanto com o local visitado.  Ele auxilia na comunicação, na transmissão de informações e conhecimentos, na criação de um ambiente propício ao sucesso da visita ao destino turístico e, fundamentalmente, na provisão de informações corretas aos visitantes.

O Guia vai muito além de ser só um centro de informações, somos nós as pessoas preparadas para lidar com os mais diversos tipos de situação e saber controlar as circunstâncias, acalmar e integrar o grupo e principalmente garantir que a experiência da viagem seja incrível para o usuário” concluiu Tereza Serra, guia de turismo que participou da ação.