Setur-MA realiza city tour com participantes do Enatur, no Centro Histórico de São Luís
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou nesta quarta-feira, 22, um city tour com um grupo de 50 participantes do Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo (Enatur), pelo Centro Histórico de São Luís.
Organizado pela coordenação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o passeio guiado começou pelo Teatro Arthur Azevedo, onde os participantes puderam conhecer um pouco sobre a história e fundação de um dos maiores patrimônios arquitetônicos do Maranhão.
Logo após, a visitação seguiu pela Praça João Lisboa e Largo do Carmo, considerados os mais antigos logradouros da capital e ligados a fatos históricos importantes, como a batalha entre holandeses e portugueses, ocorrida em 1643.
De lá, o grupo se dirigiu à Rua de Nazaré, local conhecido pelos casarões históricos e pelas histórias de liberdade, em seguida para a Praça Benedito Leite, importante espaço cultural e repleto de significados históricos para a capital.
A Igreja da Sé, sede da Arquidiocese e importante monumento do núcleo antigo de São Luís, também foi incluída no roteiro do city tour. O passeio guiado finalizou na Praça D. Pedro II, local onde encontram-se as sedes dos governos estadual e municipal, o Palácio dos Leões de La Ravardière, respectivamente, além do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), sede do poder judiciário.
“O city tour é uma forma de proporcionar aos visitantes conhecer a riquíssima história do Maranhão e ressaltar a valorização das tradições e a importância dos pontos turísticos da nossa cidade. Espero que os estudantes, que logo estarão atuando no mercado de trabalho no turismo, tenham aproveitado as visitações e adquirido o aprendizado e vivenciado a experiência da melhor forma”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
A coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista, Marília Ribeiro, disse que os passeios guiados são idealizados com o objetivo de proporcionar as melhores experiências possíveis aos visitantes. “Proporcionar as visitas a esses locais que são parte importante da nossa história é uma forma de consolidar a cultura maranhense e mostrar o que há de melhor em nossa cidade. O planejamento dos roteiros formatados dentro do city tour são pensados para que os visitantes vivenciem as melhores experiências culturais, arquitetônicas e gastronômicas do nosso estado”, explica a coordenadora.
Para a estudante de hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Denise Campos, a visitação in loco serviu para contribuir e conhecer mais sobre os roteiros turísticos da cidade. “Conhecer a história do Maranhão é, sem dúvida, bastante prazeroso e gratificante para qualquer maranhense. A história do nosso estado é a coisa mais bela que existe, principalmente, no que diz respeito à parte cultural, arquitetônica e gastronômica. Esses passeio são uma das oportunidades dos maranhenses conhecerem um pouquinho da riquíssima história de nosso estado. Fiquei maravilhada com o passeio”, contou o estudante.
Para a guia de turismo Carolina Utta, o passeio é uma oportunidade de mostrar e contar um pouco da história do Maranhão. “O passeio é uma forma de passar para esses estudantes um pouco da educação patrimonial e proporcionar a eles a possibilidade de criar e fortalecer uma bagagem cultural sobre a história do Maranhão”, explicou a guia de turismo.
O Encontro Nacional dos Estudantes de Turismo (ENATUR) de 2025, sediado em São Luís desde o dia 22, será encerrado nesta sexta-feira, 24.