Setur-MA integra Câmara Empresarial de Turismo do Maranhão

8/05/2023

A secretária de Estado do Turismo (Setur-MA), Socorro Araújo, participou, nesta segunda-feira (8) da Plenária empresarial para a implantação da Câmara de Turismo do Maranhão (CETUR). Para o empresariado, é um momento histórico que norteará as ações do turismo do Maranhão. A CETUR vai discutir as relações comerciais no turismo, o crescimento da atividade comercial e como podem ser promovidas melhorias para toda a cadeia produtiva.

A CETUR do Maranhão tem como atribuição formular, implementar e coordenar as políticas e atividades relativas ao turismo, sob a ótica empresarial, em consonância com o poder público.

Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a CETUR coloca novos desafios para a cadeia produtiva do turismo do Maranhão. “Para atender aos novos segmentos de público, mais experientes e mais especializados, é necessário mais qualidade em toda a rede de serviços, com propostas ajustadas às exigências e expectativas desses novos clientes, e compatível com os processos de inclusão das populações locais, com a geração de emprego e renda”, afirma a gestora do turismo.

“Além disso, entende-se que não se pode pensar no turismo de forma isolada. São necessárias ações integradoras, para interagir e nivelar os setores, que promovam o crescimento e melhoria de forma global”, falou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

O evento foi marcado pela assinatura do ato de implantação da CETUR, feito pelo empresário e presidente da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), Maurício Aragão Feijó, que é mantenedor da Câmara. 

A frente de atuação da CET inclui atividades como a análise e produção de estudos acerca do Turismo participação em eventos do setor, recepção de autoridades para palestras, além de ser um canal permanente para debate de pautas deste setor com forte potencial econômico.

A CETUR da Fecomércio Maranhão nasceu dos debates entre os empresários que compõem o trade turístico maranhense. A Superintendência da Fecomércio-MA, apresentou a estrutura do projeto que vai refletir diretamente no fortalecimento do turismo e, por consequência, na economia do Maranhão.

“Por meio de uma gestão descentralizada e participativa, estamos buscando caminhos para garantir um novo posicionamento dos destinos maranhenses diante do mercado turístico”, disse a secretária Socorro Araújo aos empresários.

"Estimular as iniciativas do turismo maranhense significa gerar impactos positivos ao desenvolvimento socioeconômico do estado, criando mais oportunidades, emprego e renda. Além posicionar nossos destinos em patamares estratégicos. Com mais turistas visitando nosso estado, fortalecemos uma grande cadeia de produtos, serviços, hospedagem, alimentação, transporte e outras atividades que contribuem para ampliar a renda das famílias, de empreendedores locais, e, sobretudo, incentivam a vinda de investimentos externos", argumentou Maurício Feijó durante sua fala de apresentação do projeto.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo; os secretários de Turismo de São Luís e de Paço do Lumiar, Saulo Santos e o Sr. Benedito Amado; a diretora do Sesc, Rutineia Amaral Monteiro; o diretor do Senac, José Ahirton Batista Lopes; representantes da FIEMA, Sebrae, e do trade turístico maranhense; empresários e imprensa especializada, que testemunharam um momento histórico que norteará as ações do turismo do Maranhão a partir de agora, sob a visão empresarial. 

A CETUR tem como coordenadores os empresários Manoel Barbosa e Raimundo Nonato Luz, e conta com as entidades empresariais integrantes: Secretaria de Estado do Turismo(Setur-MA); ABAV/MA; ABRASEL/MA; ABIH/MA; Sehama; ACM/MA; ABRAJET/MA; ASLIT; Ammeturc; Sebrae/MA; G7; Senac/MA; Sesc/MA; Assembleia Legislativa do Maranhão; Câmara de Vereadores de São Luís; e Secretarias de Turismo das cidades de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar e outros.

 

Texto: Geísa Batista - Ascom Setur Maranhão