Setur-MA finaliza ações da Expedição de Turismo na região do Polo Lençóis e Delta
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) finalizou na última sexta-feira, 29, as atividades da segunda etapa das Expedições de Turismo Lençóis e Delta. Entre os dias 26 e 29 de agosto, a equipe técnica da Setur-MA percorreu os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas e realizou debates, passeios náuticos, visitas técnicas a atrativos turísticos e reunião com lideranças comunitárias.
“Estamos desenvolvendo, realizando ações e dando total atenção ao Polo Lençóis e Delta com o objetivo de mapear novos atrativos e formatar roteiros. Essa região tem um potencial turístico incrível e estamos realizando esse mapeamento para podermos explorar e desenvolver essa maravilha, além de levar outras ações com o objetivo de potencializar essa cadeia”, destacou o secretário adjunto da Setur-MA, Ruan Tavares.
A agenda de ações iniciou pelo município de Humberto de Campos, onde a equipe da Setur-MA realizou visita técnica ao Povoado Mariano, Balneário Periá, Cais da cidade e encerrou as atividades com reunião com gestores públicos, privados e com lideranças comunitárias do município.
Em Primeira Cruz, as visitações técnicas iniciaram pela Lagoa D’Areia, no Povoado Campo Novo. Foi possível conhecer a estrutura de oferta e serviços turísticos dos atrativos. A equipe visitou ainda o Povoado Areinhas, onde realizou passeio náutico até a Praia do Veado para contemplar a observação de golfinhos e a revoada dos guarás no final do dia.
Santo Amaro foi o terceiro município a receber a equipe da Expedição de Turismo, que percorreu o circuito de Ponta Verde com destino à Lagoa do Reflexo, uma das mais visitadas no município.
As ações se finalizaram em Barreirinhas, na sexta-feira, 29, com passeio náutico pelo Rio Preguiças em direção ao Povoado de Marcelino e Tapuio, onde também foi realizada uma roda de conversa com moradores da localidade e conheceram a tradicional Casa de Farinha na comunidade.
Nesta edição, a Expedição contou com a parceria do Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (ABAV-MA).
Patrick Araújo, presidente da Instância de Governança Regional do Polo Lençóis e Delta, destacou a atuação da Setur-MA e as ações integradas com os agentes turísticos dos municípios que compõem o Polo.
“As ações são de grande importância para o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios. Lençóis e Delta é um Polo estratégico e, por conta disso, o foco dessas ações é exatamente trabalharmos de forma integrada com a Setur-MA para que possamos trabalhar as potencialidades, com o intuito de melhorar os serviços turísticos”, explicou o presidente.
A ação itinerante visitou vários atrativos turísticos nos municípios com o objetivo de avaliar as potencialidades turísticas dos locais e criar um roteiro para visitações.
EXPEDIÇÃO POLO MUNIM
Desta segunda-feira (01) até sexta-feira (05), o Polo a receber as ações da Expedição de Turismo será o Munim. Durante cinco dias, a Setur-MA irá visitar os município de Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Itapecuru-Mirim, Morros, Nina Rodrigues, Presidente Juscelino, Morros e Vargem Grande.