Setur-MA finaliza ações da Expedição de Turismo na região do Polo Chapada das Mesas

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) finalizou no último sábado, 4, as atividades da segunda etapa da Expedição de Turismo, na região do Polo Chapada das Mesas. A equipe técnica da Setur-MA percorreu os municípios de Sambaíba, Balsas, Fortaleza dos Nogueiras, Tasso Fragoso, Alto Parnaíba, Riachão e Carolina para realizar passeios náuticos, visitas técnicas aos atrativos turísticos e reunião com lideranças comunitárias.
“Não é novidade para ninguém que a região da Chapada das Mesas tem um potencial turístico fantástico para variados segmentos, seja de aventura, negócios, eventos e outros. Temos que aprofundar os debates com os atores turísticos em prol do desenvolvimento do turismo de negócios e eventos na região. Dessa forma, iremos possibilitar uma gestão mais participativa e integrada entre os municípios que compõem o Polo Chapada das Mesas”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
A agenda de ações iniciou pelo município de Sambaíba, onde a equipe da Setur-MA realizou uma trilha que incluiu subida à Serra dos Leões e passeio náutico pelo Rio Balsas, com destino até as Ilhas do Joca e dos Cachimbos.
As atividades no município foram finalizadas com uma roda de conversa com gestores municipais, seguida de um almoço.
Em Balsas, as visitações técnicas iniciaram pelo Museu Municipal da cidade, seguida de um passeio pelo Porto Caraíbas. As visitações em Balsas seguiram até o Povoado Aldeia, onde a equipe conheceu a tradicional Casa das Joanas e a Casa do Professor Edir, importantes espaços que carregam as tradições culturais do município. As ações finalizaram com visita à Barragem e a Aldeinha, localidades inseridas dentro do Povoado Aldeia.
Fortaleza dos Nogueiras foi o terceiro município a receber a equipe da Expedição de Turismo e visitou as Cachoeiras da Esmeralda e do Castanhão, em seguida, visita ao Tangará Eco Park vivenciando a experiência da Trilha dos Dinossauros, onde pode ser encontrada em rochas e pedras algumas gravuras de pegadas de dinossauros, considerado um dos maiores registros jurássicos do Brasil.
Em Tasso Fragoso foi visitada a Toca da Juçara, localizada no povoado de mesmo nome, onde são encontradas algumas gravuras rupestres nas rochas.
Seguindo a programação, a equipe realizou visitas técnicas também em alguns atrativos turísticos do município de Alto Parnaíba, entre eles as Corredeiras da Taboca, Laloo, Galego e do Merval, além de visita ao povoado Porto Alegre.
Em Riachão, a equipe técnica realizou trilha pelo Morro do Pico Fino, com vista panorâmica da Chapada das Mesas, além de passagem pela Pedra do Guardião. As atividades no município foram encerradas com uma visita ao Rancho Atalaia.
As ações foram finalizadas em Carolina, no sábado, 4, com uma trilha pela Aldeia do Leão, comunidade que trabalha com Turismo de Base Comunitária (TBC) na região com foco na sustentabilidade.
Também ocorreram visitas às Cachoeiras de São Romão e Prata, para levantamento técnico dos dois atrativos, localizados dentro do Parque Nacional da Chapada das Mesas.
“Muito Mais que a atividades ao ar livre, é uma nova possibilidade para quem vem à Chapada das Mesas ter e oportunidade de aumentar o tempo de permanência, além de oferecer ao mercado roteiros mais ricos, exuberantes e com mais possibilidades”, disse Beto Kelnner, superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas.
Nesta edição, a Expedição contou com a parceria do Sindicato de Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Maranhão (ABAV-MA).
Marcelo Introvini, presidente da Instância de Governança Regional do Polo Chapada das Mesas, destacou a atuação da Setur-MA e as ações integradas com os agentes turísticos dos municípios que compõem o Polo.
“As ações são de grande importância para o desenvolvimento das atividades turísticas nos municípios. A Chapada das Mesas é um polo estratégico e, por conta disso, o foco dessas ações é exatamente trabalharmos de forma integrada com a Setur-MA para que possamos trabalhar as potencialidades, com o intuito de melhorar os serviços turísticos”, explicou o presidente.
A ação itinerante visitou vários atrativos turísticos nos municípios com o objetivo de avaliar as potencialidades turísticas dos locais e criar um roteiro para visitações.