Setur finaliza semana de ações e palestras educativas de combate ao abuso e exploração sexual para mais de mil crianças e adolescentes
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Qualificação Profissional, encerrou nesta sexta-feira, 20, ações referentes a Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No período de 16 a 20 de maio, através do Programa “Mais Infância, Mais Turismo”, a Setur promoveu palestras educativas e de sensibilização para crianças e adolescentes a respeito de eventuais situações de ameaça ou de violação de direitos; campanhas de incentivo às denúncias em casos de exploração sexual, além de incentivar a mobilização social sobre o tema.
Foram sensibilizados 743 estudantes do nível fundamental e médio, com idades entre 07 e 17 anos de escolas públicas, em São Luís e São José de Ribamar. Mayana Chaves, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Trizidela da Maioba, também destacou as ações realizadas pela Setur em alusão à semana de combate à exploração sexual infantil.
“A palestra foi muito esclarecedora e dinâmica com os alunos se envolvendo bastante com o tema, fazendo e respondendo perguntas sempre que solicitados, despertando a atenção deles para o tema. Parabéns a Setur por realizar esse tipo de campanha, pois quanto mais pessoas se disponibilizarem a participar e divulgar a ação de prevenção e enfretamento ao abuso sexual de crianças e adolescentes mais exitosa será”, frisou Mayara Chaves.
“Queremos orientar e sensibilizar a população para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os polos turísticos do Estado do Maranhão. O turismo traz renda e muitos benefícios, mas precisamos combater os abusos”, destacou o secretário Estadual de Turismo, Paulo Matos.
BLITZ DE SENSIBILIZAÇÃO
As ações da Semana foram encerradas com a realização da blitz “Mais Infância Mais Turismo”, no Espigão Costeiro, na Ponta D'areia, com a sensibilização de turistas. Na ocasião, técnicos da Setur distribuíram cartazes e folders informativos nos estabelecimentos, com diálogo com turistas e visitantes do local sobre a importância do fortalecimento do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram entregues também materiais informativos como cartazes e adesivos com a divulgação de números para denúncias.
Além do Espigão Costeiro, na capital, técnicos da Superintendência de Qualificação Profissional da Setur, realizaram palestras no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no Maracanã, e em escolas municipais no Bairro de Fátima e Altos do Turu.
Em Barreirinhas, durante cinco dias de ações, foram sensibilizadas 406 crianças e adolescentes também de escolas públicas do município, através de palestras realizada pela equipe técnica da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta. Somente no primeiro semestre desse ano foram sensibilizadas 1428 crianças e adolescentes, em Barreirinhas.
A coordenadora do Programa Mais Infância, Mais Turismo, Wanda Bittencourt, destacou a importância da mobilização e do fortalecimento da sociedade no combate à exploração infantil.
“Temos que refletir e divulgar essa questão, mobilizar para que a participação da sociedade sejam fortalecidas e a exploração combatida. Turismo sexual não é turismo. É crime.”, disse a coordenadora.