Semana do artesão no CEPRAMA encerra nesta sexta-feira (18)

Acessar fotos
18/03/2022

Artesãos e artesãs maranhenses tiveram uma semana movimentada com homenagens e atividades reverenciando o dia nacional do artesão, comemorado neste sábado (19). A Secretaria de Estado do Turismo (Setur/MA) finalizou a extensa programação nessa sexta- feira, 18, no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA).

A programação incluiu cursos de qualificação, debates e palestras com foco em assuntos relacionados ao segmento do artesanato. Entre os cursos ofertados estão: ‘Técnicas de Empreendedorismo para Artesãos’ e de ‘Mídias Sociais para Promoção do Turismo’, abordando também a produção de portfólios.  

Durante a Semana do artesão, os participantes também assistiram a um debate sobre o Estudo da Base Conceitual do Artesanato Brasileiro. Todos os presentes receberam certificados ao final de cada curso.

“Essa semana, onde comemoramos o dia do artesão, nós do Governo do Estado, por meio da Setur e do Ceprama preparamos uma grande e vasta programação com cursos, com roda de conversas, discutindo a base conceitual do artesanato no Maranhão e entregamos as primeiras carteiras de mestres artesãos do Estado”, profere o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

“A gente fica muito feliz com essa preocupação que o poder público está tendo com os artesãos. Estamos sendo vistos! Todo mundo que vem para o Ceprama, para visitar o estado, passa por aqui”, diz a artesã, Marilene Moreira, rendeira e presidente da Associação das Rendeiras da Raposa.

Segundo o diretor do Ceprama, Alexssandro Pestana da Silva, a intenção foi oferecer diversas atividades para contemplar esses “guerreiros da artes”. De segunda feira (14) a quarta-feira (16) foram oferecidos cursos proporcionando aos artesãos a oportunidade de pensar estrategicamente em formas e canais diferenciados para atender a clientela agregando valor e qualidade.

No dia seguinte, quinta-feira (17), os artesãos e artesãs tiveram uma palestra com a apresentação dos dados do perfil do artesão maranhense, por meio do Observatório do Turismo do Maranhão.  

No encerramento da semana, na sexta-feira(18) aconteceu a apresentação “Por Dentro do Ceprama”, onde, na ocasião, os participantes conheceram um pouco da história do Ceprama, local conhecido como a vitrine do artesanato no Maranhão e também a disponibilidade de boxes para exposição. Ao final do evento foram entregues as carteiras de artesãos (PAB) de São Luís, além da entrega de carteira de Mestre Artesão maranhense, aos quatro artesãos: Douglas Lopes, Marilene Moreira, Raimundo Coroinha, Tania Soares .

“A gente não tinha mestre artesão e agora nós passaremos a ter. Isso é um marco muito importante, simbólico onde o Maranhão é nos últimos anos tem dado apoio significativo pra esse segmento tão importante da economia criativa do maranhão”, afirma, o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.

“Receber o título de Mestre Artesão, não é simplesmente fazer, monta, dar aula ou fazer uma oficina. Para ser reconhecido como Mestre Artesão, é necessário ter história, tradição, ser reconhecimento pela comunidade, ter publicação em veículos de comunicação sobre seus saberes, além de, ter a comprovação da comercialização dos seus artesanatos para turistas até de outros países. Então, é como o artesão fosse defender uma tese acadêmica”, explicou o coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)no Maranhão, Carlos Martins.

A Setur entregou dois certificados de  Honra ao mérito aos dois profissionais do Turismo, Carlos Setur  e  Glória Fontenelle pelos anos de dedicação a  cultura, turismo e aos trabalhos desenvolvido no Estado do Maranhão

O CEPRAMA

 Conhecido como a vitrine do artesanato maranhense, o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (CEPRAMA) atrai turistas de várias partes do mundo durante o ano inteiro, em busca da riqueza e diversidade das peças encontradas no local.

No centro é possível encontrar produtos de todas as regiões do Estado, as peças de dezenas de artesãos com diversas tipologias como cerâmica vitrificada, azulejos, madeira, algodão, couro, madeira, argila, reciclados, biojoias, renda e a fibra do buriti.

O Ceprama fica localizado na Madre Deus em São Luís (MA). O funcionamento é de segunda a sexta-feira: 9h às 17h e aos Sábados: 9h às 13h.

Texto: Geísa Batista