Nove municípios da Baixada Maranhense são beneficiados por Expedição de Turismo
Santa Helena, Pinheiro, São Bento, Matinha, Viana, Arari, Santa Inês, Pindaré e Conceição do Lago Açu, que integram Polo Turístico de Lagos e Campos Floridos, receberam as ações
Centenas de pessoas participaram da Expedição de Turismo, no Pólo Lagos e Campos Floridos, que compreende municípios da Baixada Maranhense, durante uma semana. As equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur- MA) estiveram em nove municípios, entre 7 e 11 deste mês, para capacitar e cadastrar profissionais que vivem do turismo, mobilizar agentes da cadeia produtiva do setor e roteirizar atrativos da região. A avaliação dos resultados ocorreu na segunda- feira (14).
No início da semana passada, a 4ª Expedição começou por Santa Helena, Pinheiro e São Bento. Na programação, amplas reuniões com gestores municipais, trade turístico e Instâncias de Governança Regional (IGR’s), palestras sobre Turismo e Hospitalidade ministradas pelo secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares, Cadastur, para a formalização de negócios ou profissionais, e cursos gratuitos de qualificação sobre atendimento e uso das mídias sociais.
Em cada destino, os atrativos foram mapeados. Essa roteirização tem o objetivo de dar visibilidade e suporte aos locais menos conhecidos, potencializando o turismo de forma descentralizada. A parada seguinte foi Matinha. Entre os pontos visitados, está um quilombo. As expedições seguiram para Viana, e ainda, Arari, a terra do Festival da Melancia e do fenômeno natural da pororoca. Para encerrar a semana, na região repleta de cenários deslumbrantes, os municípios percorridos foram Santa Inês, Pindaré e Conceição do Lago Açú, com destaque para a roteirização do Lago do Remanso e do Lago Açu.
O resultado da jornada pelo polo Lagos e Campos Flóridos foi apresentado na segunda-feira (14) à secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, e ao subsecretário, Luiz Thadeu, por representantes de todos os setores envolvidos. “A avaliação é a de que estamos dando passos importantes rumo à roteirização dos nossos atrativos, preparando mão de obra local e investindo na qualidade dos serviços prestados aos turistas que vem ao Maranhão”.
No balanço feito pelo Superintendente de Qualificação da Setur- Maranhão, “mais de 160 pessoas saíram qualificadas para o mercado, algumas que já trabalham diretamente com o Turismo, outras que querem trabalhar e empreender. Todas receberam certificados gratuitamente ao participar das atividades elaboradas por uma equipe formada por mestres e especialistas na área”, enfatiza Antônio Castro.
Outro programa levado pelas Expedições para o interior do estado se chama “Mais Infância, Mais Turismo”. Dessa vez, cinco municípios receberam a atividade que sensibiliza sobre um tema grave, que é a violência sexual contra crianças e adolescentes no âmbito do turismo. O número de envolvidos na sensibilização ultrapassou 500 estudantes.
Texto: Laís Rocha - Ascom Setur-MA