Maranhão encanta público da FIT Argentina com cultura, sabores e estande próprio

Pela primeira vez com o próprio espaço, a participação maranhense na feira internacional surpreende.

Acessar fotos
2/10/2025

O doce sabor do refrigerante Jesus, o toque picante ou adocicado das geleias de pimenta, bacuri e outras delícias regionais, mais a tradição da cachaça maranhense ganharam espaço no paladar argentino. Enquanto isso, o brilho do cocar do bumba meu boi chamava olhares curiosos, despertando perguntas e sorrisos no estande do Maranhão. Foi assim que o estado viveu sua estreia com estande próprio na 29ª Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT 2025), realizada de 27 a 30 de setembro, em Buenos Aires.

A participação inédita na maior feira de turismo do continente trouxe ao público uma imersão nos atrativos maranhenses, com destaque para os Lençóis Maranhenses, reconhecidos como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, além dos polos São Luís e Chapada das Mesas. Entre degustações, atendimento e representações da cultura local, o estande se tornou ponto de encontro entre visitantes argentinos e empresários do setor. “Estar na FIT com estande próprio é um marco para o turismo do Maranhão. É a chance de mostrar ao mundo o nosso diferencial, de apresentar os Lençóis como Patrimônio da Humanidade, mas também de evidenciar a força da nossa cultura, gastronomia e hospitalidade”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

Os quatro dias de feira foram de agenda intensa. Houve reuniões com operadores e investidores internacionais, encontros estratégicos com redes hoteleiras e representantes de aeroportos, além da participação no lançamento da marca integrada do Consórcio Nordeste, ao lado da Embratur e gestores públicos dos estados. O último dia ainda reservou uma conversa com a Gol Linhas Aéreas e a administradora de aeroportos Motiva, fortalecendo a pauta da conectividade aérea para ampliar o fluxo turístico ao Maranhão. “Estamos diante de uma vitrine que conecta tendências e oportunidades. Ao lado dos nossos empresários, conseguimos potencializar negócios, inserindo o Maranhão no cenário de destinos competitivos, alinhado às demandas do turismo mundial. A FIT é o espaço ideal para isso”, avaliou a superintendente de Promoção e Marketing da Setur-MA, Isabella Barbosa.

Para os empresários presentes, o apoio do estande foi fundamental. Álvaro Soares, gerente geral do hotel Brisamar e representante Charme Chalé Atins, destacou a importância da feira: “Era uma oportunidade que já vinha sendo aguardada. O volume de argentinos interessados no Maranhão só cresce, e aqui comprovamos isso. Muitos perguntavam onde fica, como chegar e o que fazer. Para o próximo ano, queremos estar de novo”.

O encantamento também esteve nos olhos dos visitantes. Carolina, estudante da Universidade de Buenos Aires, não resistiu ao colorido do chapéu do boi maranhense (cocar): “Me encantou. Quero conhecer o Maranhão, gosto da cultura e da alegria que vocês trouxeram para a feira”.

"A participação no estande do Maranhão na FIT 2025 foi crucial para constatar o crescente interesse de argentinos e uruguaios em investir em novos destinos. Eles veem no Maranhão um lugar que reúne sol, mar, belezas únicas dos Lençóis Maranhenses e uma rica cultura", apontou Dayanna Barbosa, presidente da ABAV-MA.

Estratégia pautada no Plano Brasis

Dados da ForwardKeys indicam um crescimento, em relação a 2024, de 9,1% no volume de passagens aéreas emitidas até maio de 2025 com destino ao Maranhão para viagens ao longo de todo o ano. Os países com melhor desempenho percentual nas vendas de bilhetes nesse período são: Estados Unidos, Portugal, Itália, Espanha, Argentina e Alemanha. Cabe ainda ressaltar que a Argentina já é um mercado consolidado para o turismo brasileiro devido à  elevada participação, volume expressivo de turistas e forte familiaridade, atributos favorecidos pela proximidade e facilidade de acesso. Embora consolidado, o mercado argentino ainda oferece espaço para diversificação. Por isso, conforme orientações do Plano Brasis, as ações de marketing devem focar na conversão, fidelização e aumento do gasto per capita, promovendo novas experiências.