Governo do Maranhão leva ações do Programa do Artesanato Brasileiro a municípios do estado
O turismo fortalecendo políticas de valorização cultural e inclusão produtiva em várias regiões maranhenses.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e da Coordenação Estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), intensificou sua atuação nos municípios maranhenses com ações de cadastramento e recadastramento de artesãos. Ao todo, foram 129 cadastros realizados durante a caravana, reforçando a política de valorização cultural e inclusão produtiva desenvolvida pelo estado.
Na sexta-feira (15), a equipe técnica esteve na Raposa e, na última segunda-feira (18), chegou a São Mateus do Maranhão, município localizado na região central, próximo a Bacabal. As ações seguiram para Codó (19), Coroatá (20), Peritoró (21) e Cantanhede (22 de agosto), buscando aproximar o governo dos artesãos e reconhecendo a importância dessa atividade para a economia do artesanato e para a preservação da cultura maranhense.
“O Governo do Estado tem dado atenção a todas as cidades, incentivando o artesanato como atividade econômica e cultural. A Secretaria de Turismo, por meio do PAB, enviou técnicos aos municípios para dar suporte aos artesãos, garantindo informações, o cadastramento e a formalização da categoria”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
No município da Raposa, conhecido por suas belezas naturais e tradição pesqueira, a ação reuniu 19 artesãs cadastradas. A atividade foi acompanhada por uma roda de conversa sobre preservação dos saberes tradicionais e a importância da formalização.
“Para nós é gratificante ter a Setur-MA e o PAB como parceiros, ajudando a tirar as carteiras das artesãs, porque muitas vezes é difícil para elas se locomoverem. Muitas vivem do que sabem fazer: o artesanato. Hoje eu tiro o chapéu pela organização e pelo compromisso da equipe com os artesãos. Estão de parabéns”, disse a mestre artesã Marilene Marques, presidente da Associação das Rendeiras da Raposa.
Em São Mateus do Maranhão, a mobilização reuniu 11 artesãos da Cooperativa Cultural de Artesanato (Cocasma), que foram formalizados. A ação contou com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e da Associação Sociocultural e Esportiva do município.
“Sem o governo, a equipe do PAB não chegaria até nós. Muitas vezes, a dificuldade de logística atrapalhava. Agora conseguimos mobilizar o grupo artesanal e fortalecer o trabalho dos artesãos locais”, explicou a presidente da Associação, Francisca Costa.
A artesã Aldenívia Nunes, que trabalha com crochê há mais de 23 anos produzindo biquínis, bolsas e souplats, destacou a valorização: “Aprendi a técnica sozinha, observando, e pela necessidade. Hoje, com a carteira, meu trabalho ganha mais reconhecimento e abre novas oportunidades”.
Em Codó, a mobilização ocorreu no Salão da Associação Comercial e reuniu 40 artesãos. A artesã Maria Lúcia da Silva Souza, especialista em bordado de vagonite em fita há mais de 20 anos, reforçou a importância da oportunidade.
Já Ana Lúcia Freire, da Prefeitura de Codó, destacou o impacto econômico: “A parceria conscientiza os artesãos sobre a relevância de manter viva a cultura local, além de promover desenvolvimento sustentável”.
Nos municípios de Coroatá, Peritoró e Cantanhede, a caravana do PAB reuniu artesãos de diferentes comunidades, totalizando 80 atendimentos na região. Em Coroatá, 19 artesãos participaram da ação, fortalecendo a atuação da AssoArte, sob a liderança do presidente Francisco José Araújo Alves. Já em Peritoró, 17 artesãos receberam orientações e formalização, com destaque para a mobilização das associações comunitárias locais. Em Cantanhede, o município com maior número de atendidos nesta etapa, foram 23 artesãos cadastrados, em parceria com a Secretaria Municipal de Igualdade Racial, liderada por Rosângela Ludovico de Souza, que acompanhou as atividades. “Para os representantes locais, a chegada da equipe técnica da Setur-MA e do PAB representa mais visibilidade, fortalecimento da identidade cultural e novas oportunidades de inserção produtiva”, comentou Rosângela Ludovico.
Cadastro e benefícios
“O cadastro atualizado garante visibilidade e acesso a políticas públicas. Nosso trabalho é fazer com que todos os artesãos maranhenses estejam inseridos nas oportunidades que o governo oferece. A Carteira Nacional do Artesão, emitida gratuitamente, assegura benefícios como participação em feiras e capacitações, além de isenção de ICMS”, explicou a coordenadora estadual do PAB, Liliane Castro.
Onde se cadastrar
Em São Luís, os artesãos podem procurar a Coordenação Estadual do PAB, localizada no Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), situado na Rua São Pantaleão, 1332, bairro Madre Deus, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
On-line: o cadastro deve ser realizado no endereço https://artesanatobrasileiro.gov.br/acesso.
Texto: Geíza Batistta e Imagens: Yuri Novais