Exposição no Ceprama valoriza blocos tradicionais e inclui crianças em vivência cultural

Evento reúne fantasias, oficinas, apresentações e rodas de conversa nos dias 12 e 13 de setembro, em São Luís

12/09/2025

As cores, os ritmos e a memória dos blocos tradicionais invadiram o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) nesta sexta-feira (12). O espaço, vinculado à Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), abriu as portas para a exposição “Tradição Os Brasinhas em Manutenção”, realizada pelo Bloco Tradicional Os Brasinhas. A programação segue também neste sábado (13), a partir das 14h, com entrada gratuita.

Na abertura, estudantes e crianças da comunidade do bairro da Madre Deus participaram de oficinas de pintura, bordado e música, conhecendo de perto a riqueza cultural que move os blocos tradicionais e o Bumba Meu Boi.

“O Ceprama está de portas abertas, para acolher e dar visibilidade a todas as expressões da nossa cultura popular” , ressaltou o gestor do Ceprama, Silverio Junior.

“O Ceprama foi prioridade, porque nossa cultura precisava estar em um local que simbolizasse essa força. Aqui, as crianças e visitantes podem se identificar com a tradição”, afirmou a presidente do grupo Os Brasinhas, Silvana Fontenelle.

Entre as atrações, a confecção de fantasias chama atenção do público. “Somos cerca de 30 pessoas que passam quatro meses preparando as fantasias. Aqui estamos mostrando ao público como cada peça é montada”, destacou a integrante dos Brasinhas, Waldivia Guimarães

A exposição também abraça a inclusão com o Espaço Imaginar, voltado para crianças atípicas, como explicou o psicomotricista Manuel Inácio Fontenelle Mendes: “Criamos um ambiente de ludicidade e segurança, que estimula a coordenação e promove a integração entre corpo, mente e emoção”.

Famílias já sentem o impacto dessa iniciativa. Para Sandra Brandão, avó de Diogo, de 8 anos, a experiência trouxe resultados imediatos. “Ele fica mais animado, ativo e feliz. Participar dessas atividades faz muita diferença no dia a dia”.

Ao longo dos dois dias, o público confere de perto 18 fantasias de diferentes blocos, como Vinagreira Show, Show Feras, Guardiões, Foliões, Brasinhas e o Boi de São Cristóvão. A programação inclui ainda rodas de conversa e apresentações, encerrando no sábado à noite com os blocos Foliões, Cambalacho e Brasinhas, que trarão uma prévia do Carnaval 2026.

“Mais do que um evento cultural, a exposição reafirma a força da tradição, a importância da inclusão e a beleza de um patrimônio coletivo que segue encantando gerações”, completou o gestor do Ceprama, Silverio Junior.

Texto: Geíza Batistta- Ascom Ceprama/Setur-MA