Expedições de Turismo revelam riquezas culturais e naturais do Polo São Luís
Ação promove integração entre trade turístico, governo e comunidades, fortalecendo a oferta de roteiros.
As riquezas culturais, históricas e naturais do Polo São Luís estiveram em destaque durante as Expedições de Turismo, promovidas pela Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA). A ação, ocorrida entre os dias 15 e 20 deste mês, percorreu os municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara, com o objetivo de integrar experiências, valorizar atrativos locais e fortalecer a oferta turística da região.
A superintendente de Regionalização da Setur-MA, Aline Souza, avaliou positivamente o balanço das atividades.
“Cada município apresentou atrativos que vão além do que já é comum. Nossa expectativa foi atendida, pois conseguimos vivenciar experiências únicas e agora vamos consolidar um roteiro integrado para o Polo São Luís, com apoio das entidades parceiras e do trade turístico”, relatou.
Em São José de Ribamar, a equipe iniciou o roteiro com uma visita ao Barracão do Bumba Boi de Ribamar, conhecendo de perto as tradições e vivenciando o sotaque e a dança por meio de uma apresentação especial. O percurso seguiu pelo centro da cidade, com um city tour pelos Caminhos de São José, incluindo a Igreja Matriz, Estações, Gruta de Lourdes, Concha Acústica e o Monumento de São José.
A programação foi complementada com visitas ao Riba Arte, espaço dedicado ao artesanato e ao Centro Cultural Casa Gamela, que reúne expressões artísticas e culturais.
Já em São Luís, a expedição foi marcada por um passeio guiado pelo Centro Histórico, patrimônio da humanidade. O grupo visitou locais como o Palácio dos Leões e de La Ravardiere, Praça dos Poetas, Igreja da Sé, Museu de Arte Sacra, Praça Benedito Leite, Rua do Giz, Museu da Gastronomia, Praça João Lisboa, Mirante da Cidade, além de espaços de memória como a Diáspora Africana, Convento das Mercês e Centro Cultural Vale Maranhão. A experiência incluiu ainda pontos emblemáticos como a Praça da Faustina, Praça Nauro Machado, Rua da Estrela e Rua Portugal, reforçando a diversidade arquitetônica, gastronômica e cultural da capital maranhense.
Segundo Edson Duarte, presidente da IGR Polo São Luís, a proposta das Expedições vai fortalecer a comercialização das rotas turísticas e valorizar os empreendimentos locais. Ele destacou ainda a importância da gastronomia e dos passeios náuticos em Raposa:
“É muito importante para nós, porque nós acabamos chancelando aquilo que a gente comercializa nas rotas turísticas. Nossa missão é oferecer um turismo repleto de vivências e experiências contagiantes, que encantem o visitante e o aproximem da natureza, da cultura e das tradições locais”, afirmou o presidente da IGR.
Em Raposa, o roteiro contemplou também vivências diferenciadas, como a visita ao Sítio Doce Cajueiro, onde a equipe participou de uma roda de conversa e degustou doces, licores e sobremesas regionais. Em seguida, foi a vez do Corredor das Rendas, conhecido pela produção artesanal e pelo movimento das agulhas e bilros das rendeiras. O dia se encerrou com um passeio náutico até a Praia de Carimã, nas chamadas “Fronhas Maranhenses”.
Em Paço do Lumiar, os técnicos da Setur-MA tiveram a oportunidade de conhecer a comunidade de Timbuba. No local, acompanharam de perto as práticas comunitárias, como a coleta e limpeza do sururu pelas marisqueiras, além de desfrutar de um banho de mar e momentos de contemplação da natureza. A visita seguiu para a Praia Olho de Porco, para ver a tradicional experiência do arrasto de camarão.
O município de Alcântara encerrou a expedição com um city tour pelo Centro Histórico, destacando o Museu Histórico, a Casa de Cultura Aeroespacial e as ruínas dos casarões coloniais. Também foi realizado um passeio de bote pelo litoral até a Praia de Itatinga, para observação de aves e paisagens naturais. A programação foi finalizada no farol, com a contemplação do pôr do sol, que é um dos atrativos da região.
Para o guia de turismo Vinícius Félix, a iniciativa é fundamental para integrar os diferentes atores do setor. “Essa expedição é essencial para unir governo, agências e guias. Além de identificar o que já está consolidado, conseguimos visualizar potenciais ainda pouco explorados que podem se transformar em novos roteiros turísticos no Polo São Luís”, explicou.
“Nossas Expedições de Turismo promovem a integração entre municípios, poder público e comunidades. Uma programação que tem por objetivo roteirizar experiências autênticas que fortalecem a identidade do Polo São Luís e de todos os polos. Assim vamos ampliar o leque de possibilidades para visitantes que desejam vivenciar a diversidade do Maranhão”, frisou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.