Expedições de Turismo realizou ações para o trade turístico de Humberto de Campos no Polo Lençóis e Delta

Acessar fotos
19/05/2023

Com o objetivo de promover o turismo do Estado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou ações da Expedições de Turismo, de 15 a 19 de maio, em Humberto de Campos e nos povoados Santa Clara e Rampa. Cinquenta e nove profissionais foram qualificados e 263 crianças sensibilizadas nessa visita ao polo turístico da Lençóis e Delta.

As capacitações tiveram 4 horas de carga horária e entrega de certificado, os cursos com abordagens voltados a aplicabilidade dos conteúdos. De acordo com a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo, as expedições pretende preparar esse segmento para receber melhor os visitantes. “A proposta é fortalecer o turismo, principalmente em regiões que têm grande potencial, buscando capacitar para melhor receber os turistas. Estamos estimulando a geração de renda e melhorando a qualidade de vida da população”, afirma, Socorro Araújo.

O Programa Mais Qualificação, Mais Turismo qualificou 59 profissionais com os cursos de ‘Noções Básicas de Empreendedorismo para Artesãos’, ‘Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes’ e ‘Hospedagem Familiar: Como Montar um Negócio Cama e Café’.

O superintendente de Turismo do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota, explica sobre a participação dos agentes de turismo no município e povoados agraciados. “Foi uma semana muito produtiva com os projetos trazidos para Humberto de Campos. A comunidade abraçou a Expedição, acreditou, participou e o turismo aqui só tem a crescer. Agradeço à Setur, Governo do Estado e à Prefeitura de Humberto de Campos pelo apoio às ações de turismo no município”, enfatiza Mota.

Além das qualificações, a equipe do Programa Mais Infância Mais Turismo da Setur realizaram palestras de Combate à Exploração Sexual Infantil no Turismo para mais de 263 crianças e adolescentes.

A equipe promoveu também a Blitz de Turismo, que visitou estabelecimentos da região que possuem maior fluxo de turistas, para dialogar e distribuir material informativo sobre o assunto com o objetivo de combater a prática do abuso e exploração sexual infantil.

Os técnicos da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta (Setur-MA), realizaram ainda 15 cadastros de artesãos, pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), no povoado Santa Clara, com o objetivo do fortalecimento da cultura, formalização dos profissionais do artesanato maranhense, gerando de emprego e renda local.

 

Expedições de Turismo

As Expedições de Turismo oferece aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, para fortalecimento do produto turístico e desenvolvimento do setor no Maranhão. O programa atenta para as especificidades e padrões culturais de cada polo turístico, visando o aumento da empregabilidade, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a autogestão.

 

Polo Lençóis e Delta

O polo Lençóis e Delta, envolve os municípios de Santo Amaro do Maranhão, Paulino Neves, Primeira Cruz, Água Doce do Maranhão, Humberto de Campos, Barreirinhas e Tutóia. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza.

A cidade de Humberto de Campos, possui a maior costa contínua de mangue do Brasil, a região é um berçário natural para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo a maior Resex marinha do Brasil segundo o ICMBIO, o que faz dele o mais importante estuário do país. A cidade é rica também em tradições e manifestações culturais, tendo inclusive o maior Boi Bumba do Maranhão, com 12 metros.

Texto: Geísa Batista - Ascom Setur-MA