Dia do Artesão, que é comemorado em 19 de março, valoriza atividade de grande relevância econômica e cultural

Hoje, 19 de março, é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo reconhecido como padroeiro dos artesãos, trabalhadores de um setor responsável por movimentar o Turismo no Maranhão.
“A data é uma justa homenagem a está importante categoria profissional. Meus cumprimentos e agradecimentos a todos e todas que se dedicam ao artesanato, levando a cultura e as tradições do Maranhão para o Brasil e o mundo”, ressalta o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior.
O gestor lembra que, muitos, pensam que fazer artesanato é apenas uma atividade para terapia, como lazer ou como hobbie. "Obviamente, isso não está descartado, mas é necessário entender que o artesanato é um importantíssimo setor econômico do nosso estado.”
No Maranhão existe atualmente 2.925 artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e nesta sexta-feira(18), quatro deles receberam a carteira de Mestre Artesão.
“Nos 217 municípios maranhenses têm artesãos, pessoas envolvidas de alguma forma no setor do artesanato. É extremamente importante ter essa data, para que possamos mostrar a importância do artesanato para a cultura e economia maranhense”, ressalta o coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão, Carlos Martins.
RECONHECIMENTO
Ao atestar a importância da data, o Gestor do Turismo, Catulé Júnior frisa que, atualmente, ele tem a alegria de poder ajudar este importante setor, que gera empregos, renda e agrega valor aos produtos turísticos.
À frente da Secretária de Estado do Turismo, Catulé Júnior, tem produzido esforços a favor do desenvolvimento do artesanato, que é intrinsecamente correspondente ao setor do Turismo.
“Apoio os profissionais, desde do início da minha gestão, além do Ceprama em São Luís, já inauguramos outros Centros de Artesanatos espalhados pelo Maranhão, que além de fazer parcerias com prefeituras, disponibilizarmos espaço físico, auxiliamos na comercialização da produção artesanal com curso de qualificação e investimentos nos espaços”, salienta.
OS MESTRES ARTESÃOS
Os Mestres Artesãos são profissionais que presam pelo controle de qualidade dos seus artesanatos, começando desde a obtenção da matéria prima, seguindo um rigoroso controle em todas as fases, como a montagem até a embalagem do produto, qualifica a comunidade, tem trabalhos reconhecidos e produtos espalhados pelo mundo. A produção artesanal é feita pelas mãos do artesão capacitado.
O coordenador do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)no Maranhão, Carlos Martins explica que são requisitos necessários para comprovação do mestre artesão: comprovar, através de depoimentos orais e outros documentos, a existência e a relevância do saber ou do fazer popular tradicional que representam ao longo da história; deter de memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer; possuir atuação no Brasil há pelo menos dez anos.
O título de mestre artesão se dá pela relevância do trabalho feito ao longo dos anos e a disseminação da cultura e dos saberes na comunidade.
De acordo com o Programa do Artesanato Brasileiro, na Portaria Nº 1.007-SEI, de 11 de junho de 2018, o inciso 3º: Considera-se mestre, aquele artesão que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e que difunde para as novas gerações conhecimentos acerca dos processos e técnicas do ofício artesanal.
Texto: Geísa Batista
CONHEÇAS NOSSOS QUATRO MESTRES MARANHENSES


.jpeg)
