CEPRAMA promove encontro entre guias de turismo e cultura maranhense
Evento marca o Dia do Folclore Brasileiro e reforça o papel do espaço como ponte entre turismo, artesanato e experiências culturais no Maranhão

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), promoveu um encontro com guias de turismo com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva do turismo cultural no estado. A iniciativa também marcou as comemorações pelo Dia do Folclore Brasileiro, reforçando o diálogo entre o setor turístico e a diversidade cultural maranhense.
O diretor do Ceprama, Silvério Júnior, destacou a importância do projeto Vila Arte MaranhenCidades, que vem redesenhando o papel do espaço no cenário cultural de São Luís.
“O Vila Arte veio dar suporte ao Ceprama, ativando as mais diversas vertentes da cultura maranhense. Aqui teremos palco para reggae, samba, saraus literários, workshops e muito mais. É um espaço aberto para todas as comunidades que desejarem se expressar e participar”, ressaltou.
Durante o evento, os guias puderam participar de uma roda de conversa cultural, apresentações artísticas e um momento de networking, fortalecendo a troca de experiências.
“O Ceprama é um espaço importantíssimo para o turismo do nosso estado. Aqui se unem produtos, gastronomia, cultura e a vivência da população. Esse novo movimento traz ainda mais valor ao que já é referência para maranhenses e visitantes”, destacou o guia de turismo e presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Maranhão, André Gutemberg.
“Essa parceria é fundamental para atrair mais visitantes, apresentar o artesanato, valorizar o trabalho das artesãs e mostrar o melhor da nossa cultura a quem chega ao nosso estado”, reforçou a guia de turismo, Carol Utta.
Convite
Neste sábado, 30 de agosto, a partir das 12h, o público poderá participar do lançamento do projeto Vila Arte MaranhenCidades no Ceprama. Música, gastronomia, espaço grafite, artesanato, novos serviços e uma infraestrutura renovada aguardam a comunidade, em um retorno vibrante às origens do espaço que agora se abre com ainda mais vida, arte e cultura para todos.
Texto e fotos: Geíza Batistta